quarta-feira, 27 de julho de 2011

O que você quer ser quando crescer?

"Aí, o que você quer ser quando crescer? e se você crescer fica ligado no que cê pode fazer!" 

Resolvi começar a escrever com este trecho de uma musica de um dos meus maiores ídolos: Marcelo D2. Porque eu comecei com ele? Não sei, não tem o maior sentido. Mas, se bem que sentido é uma das coisas que não convivem muito com os meus textos... 
Quem nunca ouviu essa pergunta? "O que você quer ser quando crescer?" Acho que todos. Por estudos feitos por mim mesmo, e estatísticas altamente confiantes, 70% dos homens responderam que queriam ser jogadores de futebol, outros 20% (babacas) queriam ser grandes e os 10% finais queriam ser atores. Nesses 10%,  8% gostam de "Glee", andam em passeatas bastante coloridas e são odiados pelo Bolsonaro. E os 2% finais são héteros. Assumo para vocês que tive sim um sonho de ser ator. Só não assumo em qual das porcentagens, dos 10%, eu estou.
Agora, é aquela coisa né... Sempre quis ser ator mas nunca corri atrás. E eu vejo isso bastante nas pessoas. Elas sonham com algo e não correm atrás. Se bem que depois que veio a internet, correr é uma coisa bastante intrigante. Vai, diz ai se você conhece algum atleta que cresceu ao lado da internet, e virou famoso? Duvido! Ai alguém pode falar: "Neymar!". Neymar, duvido que ele tinha computador antes de ser jogador profissional. É simples. Nossos avós lutaram na segunda guerra. Nossos pais contra a ditadura. E nossa geração consegue xingar muito na internet. Orgulho!
É muito fácil rotular as pessoas. Sério, saca só:
- Se a pessoa quer ser médico = Estudioso. (Ou sonhador...)
- Se a pessoa quer ser advogado = Dedicado (Ou mora em maceió e estuda no cesmac...)
- Se a pessoa quer ser administrador = Estrategista (Ou não sabia que curso escolher...)
- Se a pessoa quer ser jornalista = Comunicativo (Ou maconheiro...)
- Se a pessoa quer ser engenheiro = Inteligente (Ou maluco...)
- Se a pessoa quer ser educador físico = Saudável (Ou só tirava notas ruins na escola...)
- Se a pessoa quer ser psicologo = Compreensivo (Ou mais maluco que o engenheiro...)
- Se a pessoa quer ser publicitário = Criativo (Ou vagabundo e escreve em blogs...)

Mas me diz aí, o que você realmente quer ser quando crescer? Eu, queria ser grande.


RUY GUIMARAES

Um comentário: